DIAFRAGMA

O diafragma é o músculo que separa a cavidade torácica da abdominal, sendo o mais potente dos músculos respiratórios, pode ser alvo de várias alterações.

Um dos principais problemas que acomete o diafragma é a hérnia diafragmática, que é o enfraquecimento ou a ruptura do músculo do diafragma com consequente passagem total ou parcial do conteúdo do abdômen para o interior do tórax. A hérnia diafragmática pode ser congênita ou adquirida.

HÉRNIA ADQUIRIDA

Podem ser subdivididas em:
Hérnia Diafragmática Aguda: quando ocorre imediatamente após o trauma, cirurgia ou infecção.
Hérnia Diafragmática Crônica: quando ocorre semanas, meses ou anos após o trauma, cirurgia ou infecção.

HÉRNIA CONGÊNITA

Podem ser subdivididas em:
Hérnia Diafragmática Congênita de Morgani: ocorre no segmento antero-lateral do diafragma.
Hérnia Diafragmática Congênita de Bochdalek: ocorre no segmento póstero-lateral do diafragma, mais comumente no lado esquerdo, e ocorre herniação do conteúdo abdominal (estômago e intestino).

EVENTRAÇÃO DIAFRAGMÁTICA

A Eventração Diafragmática é a elevação total ou parcial da cúpula do diafragma associada à perda de mobilidade e ocorre quando a musculatura do diafragma está defeituosa, não havendo rompimento do músculo.

Pode ser adquirida através de lesões do nervo frênico (traumas torácicos fechados, lesões iatrogênicas pós-cirúrgicas, tumores torácicos ou infecções) ou congênita (anomalia do desenvolvimento diafragmático muscular centrípeto).

DÚVIDAS

FREQUENTES

A CIRURGIA DO DIAFRAGMA PODE SER FEITA POR VÍDEO?

Sim, tanto a correção de hérnia quanto aplicatura diafragmática (para os casos de eventração) podem ser realizadas por vídeo.

ARTIGOS

RELACIONADOS